Translate

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Pensar com neurónios "não-presos"


Simplificando, pode-se pensar apoiando a activação de ideias por dois métodos diferentes:

--> Step-Step - ou seja, criar um caminho (índice) e depois enchê-lo de ideias;

--> Plop-Plop - ou seja, criar uma manif (manifestação) cheia de ideias e depois dar-lhe um caminho.

Estes dois métodos têm sido usados há centenas de anos, por personalidades diferentes:


O Método Step-Step começa por definir um caminho de "ideias encadeadas" numa lógica que lhes dá sequência, depois cada uma é "cheia" por outras também sequenciadas em si próprias e continuando e complementando o step anterior,  ao mesmo tempo sendo o arranque para o step seguinte.

Desde modo, cada ideia está "presa" na anterior e vai "prender" a seguinte. Quando tudo está construído é difícil mudar a conclusão ou aceitar a possibilidade de outra conclusão, pois isso implicaria alterar muitas conexões dentro da estrutura, pondo em causa muito do trabalho já feito.

Assim, este método começa por definir em primeiro lugar o ponto de chegada que, no primeiro terço do caminho, tem alguma flexibilidade, mas a partir daí o resultado já obtido funciona como um "carril" (tipo efeito lock-in no marketing) donde é difícil sair. As possibilidades estão fechadas "lá fora", impedidas de entrar.

É um sistema que funciona bem em sistemas simplificados quando é "fácil começar pelo fim". Quando o sistema é complexo fazer isso é como "vendar os olhos para escolher o caminho a seguir". Assim, nestes casos, deve existir uma fase prévia pelo método Plop-Plop.

Por exemplo, no caso de Einstein, alguma notas em estilo Plop-Plop do Arquivo Einstein de Zurique:

(carimbo:Arquivo Einstein 3-006)

Representa um estudo de 64 = 65, ou seja,

é um antigo puzzle com 2 rectângulos de 5x3,
2 triângulos rectângulos de 8x3 e 2 de 5x2,
em que:
- se com eles se fizer um quadrado de 8x8 a área é de 64;
- mas se se fizer um rectângulo de 13x5 a área é de 65,

ambos possíveis com as mesmas peças.




No mesmo Arquivo encontram-se também notas com o estilo Plop-Plop sobre "movimento em superfícies curvas", com algumas noções chave de nova teoria na arena da Física clássica:


repare-se que metade de cada página está invertida (de pernas para o ar) em relação à outra metade.

O Método Pop-Plop funciona doutro modo.

Enquanto que na anterior se usa papel na vertical, de preferencia com linhas ou quadriculado, escreve-se de cima para baixo e estruturam-se as ideias à medida que se escreve, numa ordem já definida.

No Plop-Plop usa-se papel sem linhas ou quadrículas, escreve-se na horizontal e do meio para a periferia, com espaços vazios entre as ideias escritas.
A intenção é deixar que as ideias saltem aleatoriamente (nunca o é), apenas se procuram escrever perto de outra(s) com quem se pensa conectada. Assim o espaço vazio é uma espécie de solicitação a escrever.

Depois deste "brainstorming" rápido fazem-se conexões entre ideias com círculos ou setas e um perfil de estrutura começa aparecer. Quando tudo "amadurece"com novos acrescentos, a conclusão surge e passa-se à fase lógica do Step-Step.

Algumas séries policiais na TV já mostram este método.

Sherlock Holmes
No plano pessoal eu uso muito o método dos guardanapos:



No café da manhã entro em "meditação solta", ou seja, em torno de uma ideia surgida muitas vezes por plop, deixo que os plop continuem a aparecer com o método cientifico de "á balda", apenas os escrevo em guardanapos, à medida que aparecem.



Tem várias vantagens:
- são meio transparentes, depois de escritos lêem-se mal, portanto não influenciam o que vem a seguir, isto é, estou sempre a voltar ao principio;
- são suficientemente grandes para escrever mais que uma ideia e relacionar algumas;
- são suficientemente pequenos para precisar doutros, logo começo várias vezes sem nada escrito;
- são suficientemente médios  para os juntar e ter uma certa visão de conjunto e alterá-los para ter outra.
- estragam-se com facilidade e não deixam ler muito bem, portanto, tenho que os passar a limpo com brevidade.

E…voilá…é altura de entrar no Step Step.

Foi assim que hoje nasceu este blog, com a mãe na mesa ao lado a ajudar a filha com uma redacção para a escola, usando um step-step rígido.

Sem comentários:

Enviar um comentário