Translate

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Racismo impune


RACISMO: avaliação negativa do outro, com base numa sua diferença que é desprezada.

Ou seja, na prática: - "Tu com isso não prestas, tenho a certeza e ponho-te no lixo...". 
Pode ir desde a cor da pele ao local de origem e crenças em religiões, passando pela diferença saúde-doente, velho-novo, gordo-magro, forma de vestir, etc.

Talvez vindo com a crise, apareceu (ou mostra-se???) agora um racismo disfarçado agindo contra os que "pagam-muito-do-pouco-que-ganham" e favorecendo outros que "pagam-pouco-do-muito-que-ganham", e assim a crise lá vai andando acompanhada.

Descobri que este racismo vai tomando outras formas, do tipo exclusão social contra os sem dinheiro e os deficientes mentais, antigos ou recentes.



Em bairros "ainda com dinheiro", alguns dos "já sem dinheiro" aparecem caminhando pelas áreas sociais, sentando-se em locais sentáveis ou passeando junto às esplanadas.

Não só alguns "vizinhos" que não gostam da vizinhança os enxotam, como também alguns comerciantes se juntaram em "auto-defesa" para evitar diplomaticamente este "turismo", molhando sistematicamente os locais sentáveis e "por acaso" molhando-os também a eles.

Felizmente também há vozes que se manifestam contra isso, mas o negócio fala mais alto e acaba por ganhar a votação, ...a Democracia com bugs tem destes bugs.

Poder-se-ia fazer algo, mas o exemplo vem de cima…infelizmente o poder é usado para "apoderar" e não é usado para apoiar, apesar do disfarce ser esse…"molhar é só para refrescar e evitar pulgas…"

...como diziam os nosso avós: -"...as acções é que falam, as palavras são apenas gestos de mau pagador".


Sem comentários:

Enviar um comentário