Translate

domingo, 25 de novembro de 2018

A internet e o conversar "sozinho"

Ando com a mania da perseguição, é perseguição e é mania. Mas sejamos optimistas são sempre em separado... felizmente.

Ando a ser perseguido porque recebo constantemente telefonemas com ofertas vantajosas de contractos para a internet e o interessante é que não vendem nada, apenas oferecem vantagens de compra. Adoro este linguarejar.

A mania da perseguição é porque realmente não se interessam por mim, não querem saber se sou o Manel ou o Jaquim, portanto não me estão a perseguir. 
Apenas por coincidência tenho nome e tenho telefone, logo sou um potencial "aeroporto" para as vendas aterrarem. Adoro servir para alguma coisa, mas ser usado tantas vezes é aborrecido.

No sábado à tarde tive a perseguição do costume, recebi um telefonema com as vantagens de um contracto para a internet.

- Olá, ...bla...bla...bla.... temos uma vantagem para si... 100 megas de internet por segundo.
- Pois, hum...hum...hum...
- Repare a vantagem, por segundo pode ter 20 músicas de 5 megas.
- Huau... é muito bom, se eu agora tiver 1 música por segundo já fico contente.
- Vê a vantagem? É fibra e paga pouco mais. 
- Também tenho fibra de 70 megas e... já agora, os seus 100 megas são megas de quê? Bits ou bytes?

- ... (silêncio)... hum... é o mesmo,... é só um problema de tradução.
- Olhe que não, se são bits é com mb pequeno, se são bytes é com MB grande. Pode confirmar?
- ... (silêncio)... ... (silêncio)... são bits, mas é o mesmo.

- Olhe que não, eu tenho fibra com 70 megabits e, realmente, vocês não podem garantir os bytes pois dependem do computador, do servidor, do software, etc.
- ... (silêncio)... ... (silêncio)...

- ou seja, os bytes são o peso do ficheiro transmitido e os bits são a informação transmitida e vocês  só podem garantir esta.
- ... (silêncio)... ... (silêncio)... 

- ...é como a Galp, pode garantir as octanas da gasolina mas não pode garantir a velocidade do carro. Há uma grande diferença entre ser usada por um Porsche ou por um Fiat 600.
- Sim, mas há uma grande diferença entre ter 100 ou 70 megabits por segundo.
- É verdade,... e, já agora, vocês garantem 100 megabits ou até 100 megabits, isto é, prometem nunca dar mais de 100?
- É até 100 megabits.
- Ahhh, ...é muito bom, são rigorosos... nunca fornecem mais do que o contracto. ...e, já agora, qual é o mínimo que garantem fornecer?

- ... (silêncio)... ... (silêncio)... 

- ...e também... o mínimo que prometem é igual ou acima da lei?

- ... (silêncio)... ... (silêncio)... 

-... e ...se eu poder provar que os bits estão abaixo desse mínimo, e tiver cópias de testes feitos, descontam esse valor na mensalidade?

- ... (silêncio)... ... (silêncio)... 

- Mas eu estou interessado, afinal 100 megabits é melhor que 70. Em média, 1 byte precisa de 8 bits para ser transmitido.
Se fornecerem 60%, com 60 megabits-por-seg. posso ter 7.5 megabytes-por-seg. (60÷8), ou seja, posso ter 1 música por segundo e não 20... Raizupartiça ... GGGRRE.... onde estão as outras 19 prometidas?????
Alô...Alô...Alô... 
- ... (silêncio)... ... (silêncio)... - ... (silêncio)... ... (silêncio)... 

Afinal estava a falar sozinho... mas não percebi desde quando.

Deve ter sido problema de bits no telemóvel ou de bytes na cabeça do vendedor.

É o problema dos Fiat 600 só servem para o trivial (refiro-me ao telemóvel claro).



Testes:
http://speedmeter.fccn.pt/?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=9
https://www.baixaki.com.br/teste-de-velocidade/
http://qos.meo.pt/speed/

Sem comentários:

Enviar um comentário