Translate

domingo, 1 de junho de 2014

Conversas solitário ou conversas acompanhado

Hoje a minha manhã no Café foi diferente.

Para conversar pode-se considerar dois modelos, o estilo burguês de "sussurrar no ouvido do outro" no espaço da mesa ou no segredo da alcova e o estilo não-burguês de "gritar a plenos pulmões" no espaço da sala ou no colectivo da fogueira.

Os meus pequenos almoços no Café costumam ser … nem um nem outro. Costumo conversar com os meus neurónios, olhando e beberricando a grande chávena de café, e fraseando a conversa com escritos nos guardanapos.

Hoje isto não foi possível…fui tomar o pequeno almoço a um Café onde ainda é legal fumar, apesar de não ser fumador mas com tanto fumo de escape um cheirinho a tabaco não deve fazer mal (deixemo-nos de muralismos), porém a minha rotina não foi possível...


… a conversa era colectiva para toda a sala.

Esqueci os meus neurónios e entrei nas possíveis ajudas à gravidez inesperada e solteira da Luísa, à cabeça partida do Mário no futebol da esquina e nas lágrimas que acompanhavam a doença  da Ti Maria no hospital.

Com espanto não ouvi falar do Ronaldo, nem dos "engravatados" que se passeiam pela TV a botar ideias.
Também não vi "Expressos" nem jornais "A Bola"ou o "Correio da Manhã" em cima da mesa… e com espanto meu as pessoas pareciam pessoas e não "robertos" de marionetes.

Esqueci o relógio e senti-me regressar às conversas à fogueira na África profunda ou aos acampamentos selvagens no Portugal distante.

De súbito, saí do sonho e regressei à realidade.

Sentado perto da porta, de repente uns avós e uma neta  ao sair olham para mim sorriem e despedem-se:

- " Bom Dia... vizinho!!!!

Em choque, não estou habituado a estar tão acompanhado, nem a ser vizinho, fiquei a matutar:

- "Onde raio ...AhAhGhGGGRRrr...acordei hoje??... Estou no estrangeiro???…ou este é o Portugal dos meus avós onde dantes vivia???

Não tenho resposta mas o sorriso continua na minha cara!!!… e os Ronaldo's e os engravatados ainda estrebucham por aí!!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário