Translate

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A vida vive-se aos "Sss's" (video, nova versão)


A vida não tem uma lógica rectilínea de causa-consequência como dizem as perspectivas Newtonianas. A vida é um "surfar" nas curvas da mudança que nos envolvem, escolhendo nós, em cada momento, "onde pôr o pé para o próximo passo". Como diz a perspectiva quântica, nós vamos colapsando possibilidades existentes.

Na vida a mudança não se faz em linha recta, mas aos Sss's. É preciso ir mudando ao sabor das oportunidades, sem nunca perder a orientação. Não é um problema de vontade, mas sim de lucidez de escolha das possibilidades.

A mudança à nossa volta também não segue caminhos "rectilíneos", mas sim caminhos de curvas que "nascem, vivem e morrem" e que, em cada momento, nos propõem encruzilhadas de várias curvas parciais em estadios diferentes, com as quais é possível fazer a passagem final.

O datashow em anexo explicita a dinâmica das mudanças sociais utilizando curvas em Sss's, o seu nascimento, maturação e morte, seus pontos de opções e possibilidades.

Pensar a mudança como "vontade pura" é como pensar o nadar como um problema de vontade. Em ambas tem que existir opção pessoal, mas o "caminho é feito pela lucidez das pequenas mudanças para o construir"…e no fim, descobre-se que a mudança foi feita.

Uma experiência pessoal interessante é pensar a vida passada e as opções que nela foram feitas, comparando-as com as que na altura foram recusadas,  imaginando:

- "Se tivesse escolhido outra, onde estaria EU AGORA ???",

…é como ir ao cinema e ver um filme da própria vida pessoal com vários "takes" diferentes.

É sempre interessantes mudar neurónios !!


clickar

PS - O modelo permite compreender a mudança em jogo clara no movimento de independentes versus partidos nas eleições autárquicas, ou uma alternância entre dois modelos.


Sem comentários:

Enviar um comentário