Translate

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Velhice ou avaria informativa?


Ninguém morre de velho com as mesmas células com que nasceu.

Todos nós somos uma colónia de triliões de células em saudável cooperação e durante todo esse tempo há uma actividade constante de células a substituir células e a colónia mantém-se funcional.

De repente a substituição de células deixa de se dar e surge a velhice. 
Por outras palavras, a colónia aparece com bugs nas funções e quando eles aumentam muito todo o agrupamento se desfaz em unidades separadas, cada uma vai para seu lado e reagrupam-se noutro conjunto. Chama-se morte do organismo e sobrevivência dos elementos constituintes.

Parece que afinal a velhice é apenas a "paragem celular de haver substitutos a fazer substituições", desequilibrando a eficácia do conjunto pois continuam sempre os antigos a funcionar até ficarem fora de prazo. 

Mas qual é a causa? 
É porque já não se produzem substitutos ou porque já não se fazem substituições?

Como a produção de células substitutas não pára, visto que mesmo em idades avançadas a regeneração celular continua a existir, por exemplo na recuperação de uma ferida ou num pós operatório, então, a causa deverá ser a paragem PARCIAL de "alguns processos de substituição celular".

Se assim for, a causa da velhice poderá estar numa informação extemporânea, "fora da época", que começa a circular na colónia celular com a indicação de "parem a manutenção e dispersem-se". Porém esta informação só deveria aparecer em simultâneo com a morte do organismo e não antes.

Numa palavra, a velhice é apenas uma ordem que aparece antes do momento para que foi programada. Não é um problema de funcionamento, é um problema de avaria informativa. 

Então, o combate à velhice deve ser apenas um problema de marketing. É preciso fazer circular continuamente por todas as células a mensagem "Ainda não estou morto, continuem lá a fazer as substituições celulares de manutenção".

A velhice é só um problema de comunicação, de bugs na internet celular pessoal. É preciso conversar mais vezes e com intensidade com o nosso Alter Ego.

A velhice é apenas um monólogo cheio de "bugs". Mas, não basta falar é preciso também ouvirmos o que dizemos a nós próprios.

Um espelho é uma boa ajuda para nos lembrar que somos iguais a qualquer ser vivo,... um mosquito, um animal ou mesmo uma árvore..., todos somos apenas uma "colónia de células", que será eterna se a regular substituição de células se fizer…q.e.d.


... todos somos uma colónia de células


Sem comentários:

Enviar um comentário