Translate

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Pedido de demissão, OK ou não-OK?

Vi hoje uma notícia que me incomodou bastante por 2 razões, uma pelo que aconteceu, outra pela "bagunça" moral e ética de sociedades com suas reacções no respeitante à dignidade do Pedido de Demissão em casos de irresponsabilidade e/ou arresponsabilidade,

(Realçado nosso)
também habituais em Portugal, 
(exemplo, caso Desastre Entre-Rios)


O problema é simples,
ou
A - não tem culpas de irresponsabilidade no processo e o pedido de demissão não é aceite e continua em funções para resolver as consequências do acontecido;

ou 
B - têm culpas de irresponsabilidade no processo e o pedido de demissão não é aceite, para em seguida ser demitido.

O Pedido de Demissão é uma acção de dignidade pessoal por assumir uma posição pessoal e/ou profissional ANTES DA BRONCA e não para ser uma fuga a essa "bronca", um escamoteamento ou uma "graciosidade" (saída pela tangente) a problemas de responsabilidade... e quem aceita está a fazer o mesmo "jogo".

A cultura militar na História é muito clara, pois um Comandante ou um General irresponsável não pede a demissão é demitido; pedir a demissão é uma honra que não lhe é permitida.

Aliás o ministro Jorge Coelho é claro quando diz que "a culpa não pode morrer solteira". Se é culpado não tem direito a Pedir-a-Demissão e se pede não deve ser consentida para poder ser demitido. Se não é culpado "ficar bem com sua consciência" significa ficar a resolver as consequências do que aconteceu, não significa abandonar a situação de desgraça... e deixar que outros fiquem a tratar das "emendas".

Ou seja, trata-se de:

Pedido de Demissão ser uma posição pessoal ou uma fuga pessoal ?
Ser um estilo de "Estou aqui !" ou de "Adeus até ao meu regresso!" ?

As sociedades que baralham Princípios, confundem ilegitimidades com estratégias e espertezas, subornos com negócios, políticas com legalidades, devassidão com democracia, justiça com burocracia, exploração com rentabilidade, miséria com austeridade, sacrifício com degradação, evolução com destruição, ... mudaram de nome, já não são uma sociedade... são apenas uma SUCIADADE.





Sem comentários:

Enviar um comentário