Translate

terça-feira, 7 de março de 2017

Rabejador, café entornado e Trump


Hoje no café, fui "despertado" do meu livro por um conflito em surdina delicada na mesa ao lado. O empregado tinha entornado um pouco de café na mesa quase sujando o jornal.

Com a mesa já limpa e nova chávena de café, o conflito de argumentos decorria sobre quem era o culpado. Durou mais de 5 minutos com várias tentativas de me fazer tomar posição nesse debate. Depois, várias vezes, o conflito regressou a mim para, alternadamente, eu me decidir a favor do interlocutor.

O meu livro passou para segundo plano e comecei a pensar na relação entre um "factor irrelevante" e uma "consequência retumbante", os fanatismos e as discussões. 

A questão que me perseguia era saber porque que as pessoas ficam presas no anzol de um incidente desprezável e daí não saem. Lembrou-me o mestre budista que diz que [...todos sabem tirar a pedra do sapato mas não conseguem tirar a "pedra" da cabeça...]

Anarquicamente (como é costume) os meus neurónios trouxeram-me a história do "rabejar o tigre" e o "Trump".
PS- Uma técnica para tirar a "pedra" da cabeça é pôr lá mais "pedras" diferentes e os neurónios que se entendam...

Rabejar o tigre

Depois de uma tourada, um grupo de forcados, festejava na cervejaria. No meio das conversas, alguém disse que o rabejador segurava o touro mas não era capaz de fazer o mesmo ao tigre do circo que estava na cidade. 
Discussões arrastem apostas e estas fizeram o rabejador ir ao circo experimentar.

Entrou na jaula e depois de algumas tentativas conseguiu, todos bateram palmas e voltaram para a cervejaria muito divertidos.

Uma hora depois alguém notou que o rabejador ainda não tinha voltado. Admirados regressaram ao circo.
Lá chegados, viram o rabejador ainda agarrado ao rabo do tigre e por ele arrastado de um lado para outro. Perguntaram porquê e ele respondeu que tinha conseguido agarrar o tigre mas agora não sabia como largar.

Trump

Esta história trouxe-me à ideia uma foto de Donald Trump na Casa Branca depois de ganhar as eleições


será uma atitude de  "…e agora???!!!" acerca de:

- não posso mais guiar os meus carros de marca…
- andar no meu óptimo avião…
- visitar as minhas discotecas e clubes…
- dar as minhas festas…
- vou ficar preso na Casa Branca…
- tenho que obedecer ao não pode fazer isto, aquilo e aqueloutro…
- etc…

"Cádê" a minha liberdade de andar por onde quero, fazer o que me apetece, guiar os meus carros, etc, pois vou estar sempre rodeado de fiscais e controladores ??? e ainda paparazzi escondidos???
Quanto tempo vou aguentar??? … raizopartiça que raio de velhice!!!!!

Pois, eu sei ...agarrar… agarrei e como des-agarro?

Exactamente como quando se pensa "Como é que me meti nisto???"


Sem comentários:

Enviar um comentário