Translate

sábado, 6 de março de 2021

BONSAI, VIVER EM LIBERDADE

...até plantas têm projectos de vida!


Há 24 anos, em 1997, arranjei um Bonsai, um "𝐟𝐢𝐜𝐮𝐬 𝐫𝐞𝐠𝐮𝐬𝐚”, para me fazer companhia.
Com bom comportamento, sempre com a forma correcta e tradicional, passava os dias a olhar para o mundo.


Dois anos depois, em 1999, pensei: - Porque cresce para cima sempre igual ???”
Resolvi fazer um "𝐢𝐤𝐞𝐛𝐚𝐧𝐚" (arranjo floral japonês) “ao natural”, ou seja, de dentro para fora.
Assim, coloquei o bonsai no meio de uma sala com uma janela ao fundo e escura do outro lado, esperando que ele crescesse sempre em direcção à luz.

15 anos depois, em 2014, isso aconteceu e o meu Bonsai tinha executado o meu projecto de um ikebana japonês.

Comecei a pensar e comecei a ficar triste… o meu Bonsai não tinha um projecto de vida próprio, apenas cumpria a vida que eu lhe impunha.
Não o podia libertar pois a liberdade não se dá, nem se recebe… o outro é que a "constrói", ou seja, tem que a “desenhar”, fazer o SEU PROJECTO DE VIDA e construí-lo.

Fiz o plano de o rodar de 6 em 6 meses para lhe alterar o seu “olhar” para a luz da janela e ele que decidisse o que queria.
7 anos depois, Mar 2021, o meu Bonsai era outro 


Agora decide como quer ser, vai para onde quer, estica-se para todo o lado e nascem folhinhas novas onde lhe apetece,... A SUA VIDA É DELE. 
Eu assisto e dou-lhe apoio para que “todo-ele-olhe-a-luz”.

PS- Este meu apoio seria desnecessário se ele vivesse num prado e não em minha casa.


Sem comentários:

Enviar um comentário