Translate

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Preparar crianças e jovens para a democracia



Não é verem debates das Assembleias e treiná-los a argumentar e destruir as ideias dos outros 

MAS SIM 

ensiná-los a fluir e "surfar" na ideia do outro, dando continuidade lógica.

A questão base é que a Democracia não é lutar é integrar!

Experimentar o jogo IMPOSSIBILIDADE POSSÍVEL com amigos ou na familia é uma experiência divertida e às vezes com resultados surpreendentes.

1º- Alguém propõe uma "IMPOSSIBILIDADE POSSÍVEL", por exemplo: "E se o meu cão fosse um cavalo?" 
2º- A sequência deve ser uma consequência lógica e provável: "Se o meu cão fosse um cavalo, ia montado para a escola"
3º- Outro continua…"Se o meu cão fosse um cavalo, ia montado para a escola e tinha que levar água e palha".
4º- Depois…"Se o meu cão fosse um cavalo, ia montado para a escola, tinha que levar água e palha e no recreio passeava com ele".
5º Depois…"Se o meu cão fosse um cavalo, ia montado para a escola, tinha que levar água e palha, no recreio passeava com ele, mas se não pudesse levava o meu gato para brincar com ele".
6º Depois...etc etc

Todos ganham quando todos tiverem uma sequência, podem conversar e ajudar-se, mas cada um só pode dizer uma. Ou todos ganham ou todos perdem.

A doença da democracia é a perda da capacidade de surfar nas ideias do outro e ambos terem prazer nisso.


Sem comentários:

Enviar um comentário