Translate

segunda-feira, 3 de março de 2014

Mudar de vida ou mudar de crença ???


Estive a ler uns artigos sobre genética. Hoje ler notícias científicas é mais divertido do que ler boa Ficção Científica. 
Depois de ler, na Ficção Científica fica-se a pensar por analogia, mas nos artigos fica-se a pensar no real pois, mesmo se céptico (se for cepticismo saudável), fica sempre a dúvida "…e se for real?".

Um artigo que li dizia que na estrutura genética cerca de 10% está activa e 90% inactiva, sendo esta  parte uma espécie de "lixo" sem funções ou então não se sabe para quê.
Outro artigo dizia que em embriões iniciais de várias espécies, a nível genético, não se distinguem uns dos outros, só com o posterior desenvolvimento se vão diferenciando, pois alguns genes tornam-se activos e os outros inactivos, ficando talvez estes a fazer parte do "lixo".

Como exemplo, será que o gene do nosso cóccix fica activo nos animais e inactiva-se nos humanos e portanto todos temos um cóccix rudimentar. No meu caso pessoal, fico feliz com a sua inactivação porque senão andava por aí com cauda como os nossos primos macacos, se bem que isso pudesse tornar bem interessante o desfilar nas modas.

Assim, uma analogia…

… somos uma espécie de computador que aparece já com diversos programas de software instalados (os genes) em que uns estão activos e outros não. Depois de nascer, e já no útero social, uns continuam só com o software de nascença activado e outros activam também alguns dos sossegados em standby. Na linguagem normal chama-se desenvolvimento educativo.

Isto levantou-me outra questão: - "Será que há duas evoluções: a "lenta" e a "rápida"?

A evolução da espécies do Darwin parece ser uma descrição da evolução lenta, mas a mudança de crenças parece ser um caso de evolução rápida mas, num caso ou noutro, ambas ocasionarão uma mudança de vida.

Aproveitando uma "boleia" das teorias de Darwin, pode colocar-se uma questão:

- "É a mudança de crenças que dá mudança de vida ou 
é a mudança de vida que dá mudança de crenças?

Lendo a Bíblia temos os dois casos:

A - Segundo o "Livro do Êxodo" a travessia de deserto foi uma mudança de vida destinada a preparar a nova etapa a viver na "Terra Prometida" com as crenças da nova lei, corporizada nas Tábuas da Lei entregues no Sinai. Foi uma mudança lenta de 40 anos.

B - Novo Testamento:

Conversão S.Paulo, Caravaggio 1600


Paulo, judeu romano, perseguia os cristãos, mas na estrada de Damasco, após uma luz e uma queda do cavalo, altera a sua crença para "cristão" e muda a sua vida:

de…romano perseguidor de cristãos,
passa para… cristão fugitivo de romanos,

ou seja, de forma rápida, mudou de crença e por isso mudou de vida.


Hoje fala-se muito em "mudar de vida" quer seja no plano do trabalho, vida pessoal, casamento, estudar, etc, mas é preciso distinguir entre mudar de vida com mudança de crenças assumidas e mudar de vida apenas por usar "óculos escuros", isto é, mudar apenas de maquilhagem.

Este último caso é muito vulgar nas "mudanças de vida em violência doméstica"…em que se passa de "cilindro triturador" a "docinho de coco" (disfarce difícil de não ser percebido) e depois tudo volta a ser como dantes.

De qualquer modo, parece que das duas alternativas anteriores, crenças --> vida ou vida --> crenças, o importante é que existam complementarmente. 

Como exemplo,
mudar de vida por mudança de crenças é a base da psicanálise e das conversões religiosas.

Na psicanálise procura-se no passado o gérmen da crença actual (traumas existentes), tentando a partir daí alterar o impulsor que a originou (desfazendo recalques), possibilitar uma nova crença e em consequência construir uma nova vida.

As conversões religiosas funcionam doutro modo. Nunca vi nenhum missionário preocupado com traumas e recalques religiosos prévios no passado, ou seja, fazendo um diálogo deste tipo com o possível futuro crente:

_ "Então diga lá...quais foram os traumas que o seu Deus actual lhe criou e quais os recalques de fé que precisa expressar livremente !"

nem fazer perguntas sobre a "família religiosa" em que viveu ou vive, nem como o educou:

- "Conte lá como era o sacerdote da sua actual crença e como se relacionava consigo!"

Porém, nas religiões e seitas religiosas, o rendimento quantitativo e qualitativo de conversões é muito superior à existente em qualquer psicanálise individual ou grupal, e os seus efeitos são muito mais rápidos, intensos e duradoiros.

A psicanálise é uma técnica individual mas as conversões religiosas são uma técnica de massas, tal como os partidos políticos, se bem que nestes uma grande percentagem muda de vida sem mudar de crenças. 

Talvez fosse rentável analisar bem as conversões religiosas de massas e procurar como alteram scripts de crenças e isolar factores susceptíveis de operacionalizar. 
Uma outra área de interesse para este estudo são as recrutas militares com séculos de experiência desde o Josué da Bíblia com a sua organização decimal até à tropas especiais de hoje ou aos próprios gangs informais de rua.

Penso que um factor comum nestes casos é que não se preocupam em tirar ou alterar algo que exista mas apenas se preocupam em pôr o que pretendem, não se preocupam em analisar o caminho feito, preocupam-se em analisar o caminho a fazer, não olham para o passado, olham para o futuro, não é um pensar […não isto…] é um pensar […sim aquilo…]. 

Aliás a própria publicidade funciona deste modo, não há cartazes […não comprem carroças da marca XYZ…] mas sim […comprem carros da marca XYZ…].

É importante salientar que tudo isto é apenas um exemplo da importância de pensar em "mudar de vida" em conjunto com "mudar de crenças" e não é um caminho a seguir ou uma solução a adoptar, o processo é complexo demais para simplicidades.

Uma área que penso interessante são os grupos de empreendedores agora na moda. 

Aplicando o par "vida & crença" aos ensinamentos dados sobre acções, métodos, estratégias e tácticas a aplicar, a pergunta que me surge é:

- "… e qual é a crença debatida???"

…e uma dúvida:

emigrantes são empreendedores ???
…e talvez outra:

os que não desistem são empreendedores??? 
e talvez a pergunta fundamental do empreendorismo e mudança de vida seja:
Qual a crença que os sustenta ???


Sem comentários:

Enviar um comentário