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domingo, 7 de julho de 2013

Estudar bem e a técnica C.W. (Climbing Way)


Estudar é como fazer escaladas.

Qual a diferença entre subir uma escarpa ou subir uma parede de treino se, para ambas, o esforço físico e mental é o mesmo. ???



A diferença está em que o processo mental não é o mesmo apesar do método e esforço serem iguais pois, em ambos, se escolhem e utilizam os apoios mais eficazes para realizar a subida.

Porém, o FCS (Factor Crítico Sucesso) localiza-se em pontos diferentes:


NA PAREDE, escolhe-se entre o que existe e o foco é decidir a melhor utilização dos apoios pré-construídos.

A motivação é conseguir a "melhor adaptação do esforço ao caminho". Os apoios são seguros, não se calculam riscos, a decisão dos trajectos possíveis está feita, portanto, o desafio está em: - "Serei capaz ?" .

A mente vira-se para o interior, concentra-se nas decisões de gerir o esforço anti-fadiga.



NA ESCARPA, escolhe-se entre o que existe mas apenas o que poderá ser apoio. Nada está pré-definido, riscos têm que ser calculados para a decisão tomada de... "se isso servirá ou não como apoio". O trajecto é criado no momento, por decisão pessoal.

A motivação é conseguir ter a "criatividade correcta de inventar o caminho". Os apoios não têm garantias prévias, dependem da justeza da opção. O cálculo de risco é fundamental, a decisão baseia-se nos detalhes seleccionados, portanto, o desafio está em: - "Isto servirá ?"

A mente vira-se para o exterior, concentra-se nas vantagens e inconvenientes das possiveis decisões.

Subir uma escarpa com apoios/itinerários marcados é como escalar uma parede de treino, pensa-se da mesma maneira. É como nadar na piscina e a seguir no lago, é o mesmo.

Porém, ao subir uma escarpa "em aberto" os problemas mudam de sitio, não se pode pensar do mesmo modo. Nadar na piscina não é o mesmo que nadar no mar aberto com vagas, os movimentos são os mesmos mas o pensar é diferente.

O pensar do estudo não é "o pensar" de subir uma parede de escalada, pelo contrário, exige "o pensar" de subir uma escarpa desconhecida. À semelhança desta, o fundamental é a preocupação de decidir bem o apoio que selecciona, é a decisão certa sobre o que acolhe e o que abandona. Na escarpa decidir mal e esforçar-se bem ...é queda certa, no estudo decidir mal e esforçar-se muito… é falhanço certo.

O factor crítico para estudar bem é fazer decisões certas sobre a informação que usa para compreender e a inútil que abandona. Quando os critérios estão trocados "usa a errada (inútil ou prejudicial) e abandona a certa" significa que vai pensar mal, criar relações erradas, compreender com defeitos. Esforçar-se nos "bugs" é potenciar estruturas mentais inoperantes é cair para dentro da ignorância.

Estudar bem não é um problema de esforço, nem de vontade, é um problema de decisões lúcidas sobre os "bits" de informação escolhida para construir o caminho pessoal para a compreensão. 

Estudar não é compreender...é criar compreensão. Compreender não é a essência do estudar, é a sua consequência.

Para a compreensão ser criada o processo tem que começar com informação já com significado para quem a constrói, não lhe pode ser estranha pois será inútil, não enraizará compreensão. 

Á semelhança da escarpa o caminho tem que ser pessoal, os apoios só serão apoios se foram utilizáveis. Se as palavras sublinhadas têm significado para quem as sublinhou mas "nada dizem" a quem as lê, não são informação, são lixo. Muitas das ajudas deste tipo não são apenas lixo, são micróbios que "apodrecem e deturpam" as compreensões.

Em conclusão, quem estuda tem que estar a 100% "dono" do processo de criar compreensão, de estudar. Na verdade, estudar não é um problema de "esforço cego", é um problema de "decisões lúcidas" sobre o que naquele momento convém utilizar para aumentar a compreensão. Não se pode ser "empurrado", tem que se estar "apetente".



Trabalhar duro cria personalidade forte,

…é verdade, … personalidade estúpida!


Trabalhar lúcido cria personalidade forte,

…é verdade,… a personalidade inteligente!





C.W. (Climbing WayO caminho do escalar

Estudar é como escalar, é construir apoios para caminhar no desconhecido, um para subir e o outro para saber. Parte-se do pouco que se sabe para chegar ao muito que se pode saber.

Ambos têm que começar com detalhes que sejam significativos, isto é, que já existam numa rede de "compreendidos". Eles vão ser o apoio para a ponte com os detalhes seguintes, de modo a estes serem também "aceites nesse rede". 

Alguns pedagogos chamam a esta transformação o fenómeno "AHh..!, AHh..!, AHh..!", ou seja, o momento em que a compreensão nasce. Nas crianças e nos jovens este momento tem normalmente sinais não verbais claros.

Deste modo, um caminho pessoal é construído (trilho na escalada, lógica no estudar) permitindo caminhar até ao topo ou até ao conhecimento. Os processo e os raciocínios de escalar e estudar são semelhantes.

Uma criança estuda um gato...
… aprende o que ele é,
constrói conhecimento e
depois não o confunde com um cão!!
O método é simples, é "Caçar Detalhes" do gato que lhe despertam a atenção (são significativos), ligá-los a outros e obter um conjunto de "bits" em rede que lhe dá um SABER VIVO, susceptível de comparar com outros bits diferentes (???diferente de cão???) para nele se integrarem e obter uma nova compreensão.

O saber decorado ou unido por reflexos condicionados é um SABER MORTO, funciona como uma "manta de retalhos" sem significado.

Além de simples, é um método natural que ele sabe fazer (não precisa ser ensinado), é uma pré-aprendizagem que traz à nascença.

Como é analfabeto, estes métodos têm a dominância da cultura analfabeta (ver "La cultura analfabeta" de Gualtiero Harrison, Matilde Galli, 1972), mas tarde, se alfabetizado, são "amalgamados" (integrados ou canibalizados) pela cultura alfabeta que os pode contaminar, melhorar ou injectar "ruídos" (conteúdos ou processos) prejudiciais.


CAÇAR DETALHES, CONSTRUIR O TODO

A cultura analfabeta e a cultura alfabeta 


O analfabeto e o alfabeto não funcionam do mesmo modo.

O "modo" analfabeto cria instantaneamente uma visão do Total (a criança vê logo o Todo que é o  gato) e depois vai procurando Detalhes significativos (onde gasta muito tempo), vendo pormenores. Começa pelos que despertam mais atenção e continua até esgotar a curiosidade. Deste modo cria um caminho lógico pessoal na construção de uma rede de significados que lhe permite alcançar o topo, a significância global: o conhecimento "gato".

Pelo contrário,

O "modo" alfabeto começa por recolher um sucessão de Detalhes (onde gasta muito tempo), por ex., lendo uma sucessão de palavras, e no fim juntando todos esses "bits" absorvidos constrói o Todo (a significância global), obtendo a compreensão das palavras juntas.

As metodologias não são as mesmas. A primeira baseia-se no estilo "hemisfério direito" e a segunda no estilo "hemisfério esquerdo".

Exemplo,

Columbano, séc.XIX
Para compreender este quadro (estilo hemisfério direito) começa-se por olhar o "todo" mas sem ver "detalhes", o que é feito instantaneamente, isto é em "tempo zero". 
É assim obtido um significado global, quer pensado quer (e/ou) sentido.

Depois segue-se a "caça" aos detalhes, cuja ordem é pessoal em função de ideias prévias, afectividade, impactos, sintonias e des-sintonias mas sem regras pré-estabelecidas, apenas ao sabor e ao prazer do "caos" pessoal. 

Obrigar a regras para ver um quadro do tipo a) primeiro: identificar o estilo-época; b) segundo: analisar traços-cor; c) terceiro:... etc) é apenas matar a dinâmica da compreensão que é sempre a outra face da implicação pessoal. É como querer compreender e ficar apaixonado vendo, numa ordem correcta,  radiografias do esqueleto de uma pessoa.

A compreensão não se obtém assim. Cada um tem que começar e continuar por onde "sente conexão", construindo o seu próprio caminho em direcção a "um significado para si...possível". Depois é um desbravar contínuo a partir desse ponto de chegada cujo valor é ser ponto de partida.

É um constante oscilar entre o "esboço do total" transformado pela "nitidez do detalhe" até alcançar o "total-nítido". O processo continua a ser simples, pois todos os detalhes vão-se unindo ao já-compreendido, a partir da imagem obtida no esboço inicial. 

PS - Aliás, deve ser esta a lógica da construção dos programas escolares para anos sucessivos na Matemática, História, Física, etc.

Assim, a dinâmica todo-detalhe estabelece-se e a rede constrói-se trazendo consigo a compreensão. O estudo está feito porque está criando compreensão.

No caso da criança e do gato, todos os detalhes fazem rede com o já compreendido (aquela "coisa" ali à frente) e a lógica vai sendo construída mediante os "AHh..!, AHh..!, AHh..!"'s sucessivos que ela vai tendo descobrindo detalhes.

Ensinar uma criança é passear
com ela pelos pormenores da vida!

Domesticá-la é dar-lhe regras
para treinar com o passeio!



Uma experiência com o quadro do Columbano:

Duas pessoas vêem o quadro e escrevem os seus 1º, 2º, 3º detalhes observados.
Depois de o fazer escrevem o tema do quadro.

Há menos de 50% de probabilidade de os detalhes e/ou a sua ordem serem iguais, mas há mais de 50% de probabilidade do tema compreendido ser o mesmo ou muito semelhante, tipo "um jantar de amigos no restaurante".

Se se retirar o quadro e perguntar porquê essa conclusão, em mais de 50% dos casos, ou não sabem em que detalhes se basearam, ou esses detalhes são diferentes. Cada um fez o seu próprio caminho.

O interessante é que os detalhes importantes para essa conclusão que são o avental do criado e os restos da comida na mesa e esses detalhes têm uma alta probabilidade de "não estar conscientes".


Ler um texto é diferente.

Vê-se os detalhes com uma ordem rígida, do início para o fim. A visão do Todo é construída depois desse caminho e leva tempo mais longo ou mais curto, ou seja, não é instantânea, é temporizada, e essa visão só é possível saber depois desse caminho percorrido.

Em resumo, ler um texto é seguir, não um caminho pessoal, mas o caminho obrigatório definido por quem o escreveu e, ao obedecer, fazer o esforço para aproveitar o que está pré-determinado para ser aproveitado. 

Já existem livros com mais graus de liberdade, isto é, uma espécie de parede de escalada com vários percursos à escolha. 
Por exemplo, o livro "Fogo sobre a água" de Joe Dever & Gary Chalk, Difel, Lisboa, permite durante a leitura escolher, entre diferentes continuações propostas, a história que gostaria que acontecesse, indo  para a página respectiva e continuando a partir daí, construindo assim o seu próprio livro.


A construção do "Todo" na leitura

Há uma grande diferença nos raciocínios de "saber ler" e ser "leitor".

Essa diferença está na maior ou menor capacidade de percepção do Todo (a compreensão da estrutura) com base no processo temporizado da sucessiva captação da informação por leitura sucessiva de palavras. 

Na verdade, os leitores têm essa capacidade muito desenvolvida e operacional, enquanto que os que apenas sabem ler têm-na muito incipiente.
Exemplo,

Para compreender este anúncio basta saber ler.

Só é preciso juntar na mente 19 palavras, e seus significados, para TODA a estrutura lógica se tornar imediata. 
Se for semi-alfabeto levará mais tempo pois precisará de ler tudo do princípio ao fim mas, se não for, poderá saltar algumas palavras e construir a sua compreensão, apenas com meia dúzia.

MAS...


… para ler a Guerra dos Tronos já não pode apenas saber ler, tem que ter também as aptidões de leitor.

A saga são 5 volumes contendo 4.120 páginas, ou seja, cerca de 2 milhões de palavras (500 por pag.) para relacionar e integrar numa estrutura lógica que possibilite a compreensão da história (o Todo).
Esta compreensão envolve a percepção de múltiplas relações entre cerca de 400 personagens com nomes estranhos.

No 1º volume, 200 personagens vivem e interagem numa trama de 335.000 palavras em 670 páginas em que o leitor precisa de, sucessivamente, absorver, memorizar, relacionar e por fim estruturar numa rede de conexões lógicas. Um semi-alfabeto vai ter muita dificuldade

Depois é preciso manter presente na mente essa estrutura inicial enquanto agrega os restantes detalhes dos restantes volumes para obter a compreensão total da saga.

Este aumento significa criar na estrutura existente mais relações com cerca de 50 novos personagens por volume. Isso é obtido por absorver, memorizar, relacionar e por fim estruturar a aquisição de mais milhão e meio de palavras a serem LIDAS até ao fim dos 5 volumes.

Esta capacidade de manipulação de grande número de palavras na construção de significados é o que diferencia um "leitor" treinado daquele que apenas sabe ler

Quando há esta incapacidade, vulgarmente ela é expressa dizendo: 

 - "Não gosto de ler !"

 …e há razão para isso pois é o mesmo de alguém que, passando a vida sentado, decidisse levantar-se e fosse correr uma maratona. Se for consciente não irá e inconscientemente dirá... 

- "Não gosto de correr !".


Em resumo:
Estudar é criar compreensão não é compreender, pois
compreender é o que acontece DEPOIS DE ESTUDAR.

Criar compreensão é relacionar detalhes com estrutura, ou seja, relacionar pormenores com o "Todo" que os contém e onde adquirem significado para quem os pensa.



Einstein pensando (estudando??)

Na compreensão com o hemisfério direito (imagem) o "Todo" é o conjunto que aparece primeiro e está sempre à vista (o gato, o quadro, um gráfico, etc) disponível para os detalhes se relacionarem entre si e com ele. 

Na compreensão com o hemisfério esquerdo (texto) o esboço da estrutura só aparece depois da absorção de detalhes significativos e estes só se tornam significativos primeiro em relação ao leitor e depois em relação à estrutura que ainda não existe. 

Este é o problema da compreensão pela leitura, modo predominante de estudar na escola para pessoas que AINDA NÃO são leitores, mas apenas sabem ler.



Quem os ensina a estudar parte do principio que, pelo facto de saberem traduzir sinais gráficos (palavras) em ideias (ler), são leitores, isto é, são capazes de construir, a posteriori, estruturas lógicas e significativas de um "monte" de palavras lidas, a priori.

Isto não é verdade, pela mesma razão que não se é um corredor pelo facto de saber correr pois, por ex., pode ainda não saber controlar o "steady state" energético. 

Infelizmente, muitas vezes isto é esquecido nas aulas de Educação Física para crianças, do mesmo modo que também nas aulas de Educação Letrada para crianças se esquece que eles ainda não são leitores.

A Técnica C.W.


O seu ponto de partida também é simples:

Em vez de funcionar na forma rectilínea do principio ao fim, funciona por ciclos sucessivos.

À semelhança do escalar, seleccionam-se pontos de apoio a partir do que se conhece, constroi-se um primeiro troço, procuram-se outros apoios para com este troço se relacionarem e vai-se repetindo até ao fim. 

A escolha dos apoios não é o que serve a outrem, nem o que é melhor (?) ou importante (?), mas sim é o pode servir de apoio ao próprio para criar compreensão e só a partir dele, e com ele, se podem definir. É sempre um caminho pessoal. 
A frase indicativa de sucesso é: -"AHh! AHh! … isto para mim faz sentido !"


Um exemplo com a noticia da

descoberta de uma nova espécie de seres vivos, a Viola Lilliputana, cuja resumida descrição se apresenta a seguir.

Podemos estudá-la de duas maneiras:

1 - de forma Contínua 

lendo tudo do principio ao fim, com o estilo de "saber ler" ou "leitor", sublinhando o que se considera "importante" e salientando o que é para saber, gastando nisso muitos minutos:


ou

2 - de forma Cíclica

"Bisbilhotando" rapidamente todo o texto sem se fixar em nada, nem tentar "digerir" os seus conteúdos, procurando apenas detalhes que "saltem à vista" (que tenham significado), o que é possível em menos de um minuto. 
Se tal for feito, serão "caçados" apoios que permitem uma primeira estrutura/compreensão e possibilitam um 2ª ciclo mais rentável.



Como exemplo, por este método (vide realçado a verde) em 30s encontram-se dois detalhes que permitem a compreensão de que é um vegetal e não um animal e que tem grande raridade mesmo nos Andes. Com base nesta conclusão e considerando o nome poder-se-á arriscar o palpite de ser flor, uma "violeta". 

Esta conclusão de 30s será o arranque para um 2º ciclo de criação de compreensão, agora já será orientado na área da Botânica.

Por ex., a compreensão alargar-se-á com a informação que a espécie pertence ás "vasculares do alto dos Andes" (pode não saber o que é, mas poder-se-á pesquisar integrando o resultado no esboço compreensivo de "vegetal), onde é "endémica", etc.etc etc.

O tamanho, a duração e a quantidade de ciclos necessários SÓ depende de quem lê (ser mais ou menos "leitor"), do seu background cultural e técnico na matéria, dos suportes e métodos mentais que já possui e do seu domínio da técnica C.W. 

Noutro exemplo, se quem lê o texto da Viola Lilliputana for um Botânico ele será mais profundo em menos tempo do que um leigo. Precisará de menos ciclos e serão mais rápidos, mas depois o leigo poderá ultrapassá-lo. Há casos de inventores hoje célebres que começaram como leigos e ultrapassaram os técnicos.

É aqui, no interface hemisfério direito-hemisfério esquerdo que a cultura letrada pode ser uma ajuda eficaz e preciosa se se adaptar. Hoje, este interface está desenvolvido, existe software de apoio, e ensina-se nas escolas, como também se ensina nas escolas a correr com mais eficácia, apesar de saber correr, ou seja, também se pode ensinar a pensar.

Como ex, para tirar apontamentos dos estudos feitos, em vez de se usarem registos verticais (estilo livro ou lista de compras,..) característicos dos alfabetos, pode usar-se também técnicas radiais ou popcorn, ou outras, que facilitam e potenciam a construção de estruturas. Por outro lado, os ciclos têm esquemas e métodos que aprendidos permitem a sua rentabilização.


Para terminar, salienta-se que não se lê um romance da mesma forma que se lê um livro técnico. Este método do C.W. está mais orientado para estudo e leitura técnica, mas tanto se usa num texto de 1 ou 2 páginas com ou sem grafismos, como num livro. 

Para um leitor médio, é possível ler/estudar um livro técnico de 200/300 páginas em cerca de 2 horas, sem precisar de a ele regressar, a não ser para consulta esporádica ou aprofundar aspectos específicos, que foram marcados para re-ler.

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