Translate

terça-feira, 16 de outubro de 2018

A bica e a vida


De manhã no Café, na mesa ao lado alguém bebia um bica e preparava-se para ler o jornal. 
Fiquei "hipnotizado" , punha a chávena na boca e despejava, em golos sucessivos, o café pela garganta abaixo, ao estilo de remédio amargo. Quando esvaziou a chávena, a seguir esvaziou meio copo de água. Não tive dúvidas, era um "profissional" de beber café. 

Apesar de calcular a resposta, apeteceu-me perguntar se distinguia um Nicola de um Delta e de qual gostava mais.

Recordei uma história da minha juventude (18/19 anos). 
Num baile académico, um amigo meu começou a namoriscar a irmã de outro amigo, o namoro avançou e começou a ficar sério. Nesse Natal, ele, o amigo e a irmã foram ao Porto passar as férias em casa do avô dos dois irmãos.

Em conversas avisaram-no que o avô era uma pessoa séria e simpática mas muito rígido nos princípios. O namoro era já "oficial" e no dia de chegada houve um jantar de acolhimento que correu muito bem. 

O avô muito ligado à tradição e à produção de Vinho do Porto, tinha em casa algumas especialidades, daquelas que se despejam com a garrafa deitada numa "cama" e usando uma manivela.

Depois do jantar, foram oferecidos cálices de um velho Vinho do Porto, quer para o futuro marido da neta, quer para o neto e para ele próprio. O avô e o neto iam bebendo e saboreavam lentamente mas o futuro marido, nervoso, pôs o copo à boca e engoliu tudo ao estilo de um sedento regressado do deserto.

O avô ficou "roxo", muito perto de um ataque cardíaco. Levantou-se, saiu da sala.
Chamou o neto e disse-lhe que, no dia seguinte, queria o tipo fora de casa e que não queria na família quem bebia Vinho do Porto "como se estivesse a fugir à polícia". 

Depois o avô conversou com a neta e disse-lhe para ter cuidado porque as paixões são como o Vinho do Porto que não é para beber mas para se ir bebendo. 
As paixões são para saborear o momento e ir-se apaixonando cada vez mais, casamento é isso. O namoro teve vida curta. 

Na altura a história espantou-me e ainda fiquei mais espantado quando o irmão me contou que o avô deu algumas pistas à neta para distinguir a diferença, mas ele não sabia o que era. 
Com a cultura da época e os 19 anos à solta, para nós o problema não era importante, foi esquecido. Hoje tenho pena de não ter conhecido esse avô e conversado com ele sobre o "beber ou ir bebendo" e o viver.

Olhando para trás, as "cambalhotas" da vida são interessantes. Nessa época foi criada na Escola Naval a primeira revista de cadetes, "O TRIDENTE", totalmente estruturada, escrita e publicada por cadetes. 
Penso que o problema do "beber ou ir bebendo" afinal não foi por mim esquecido apenas ficou em "banho de maria", pois nessa revista escrevi um artigo de seis páginas chamado "Caractereologia" sobre a dinâmica do "desejo e do controlo" na vida pessoal, tecnicamente apoiado nas teorias de René Le Senne. Afinal esta história foi uma semente que durou viva até hoje com bastantes consequências práticas.

Dezenas de anos depois vivi uma situação desse tipo. Sendo funcionário público, um dia um VIP (USA) veio a Portugal e fui "convidado" pelo Ministro para levá-lo a jantar.
Na função pública apanham-se chatices piores. Resolvi levá-lo a um restaurante na zona de Cascais e com vista para o mar. 

Sentados, ele escolheu um hambúrguer com ovo e batata frita (que não havia na lista) mas quis um vinho português. Eu e o empregado levámos algum tempo a escolher um bom tinto.

O vinho veio, ele provou e pediu "uma água com gás, rodelas de laranja e açúcar", as expectativas minhas e do empregado ficaram grandes. 
Chegados os ingredientes deitou tudo num copo de água, juntou vinho e mecheu bem. Provou, sorriu e comentou "Very Good".

Eu e o empregado pareciamos o "avô do Porto", ficámos "roxos". Olhámos um para o outro e perguntei-lhe se faziam sangria, ele disse que sim e pedi-lhe para trazer uma.

Ao convidado VIP disse-lhe que em Portugal fazíamos uma sangria "maravilhosa" e que já tinha pedido uma especial para ele. Ficou muito contente e eu e o meu colega também ficámos, pois o vinho era muito bom e era um crime ser bebido "disfarçado", pelo lhe prestámos as devidas honras  enquanto o convidado lá ia bebendo a sua sangria.

Em 1972, quando no Ministério da Educação, eu e um colega fomos a Nancy em serviço para reuniões com professores. A meio da semana numa conversa informal eu e o colega comentámos gostar muito de queijo pelo que um professor francês disse ter esse hobby e convidou-nos para uma visita-prova guiada.
O menu era requintado, vários tipos de queijo, tostinhas pequenas e pão francês.
Ele começou a festa, escolhendo e comentando um, saboreou e depois comeu uma tostinha. Esperou e repetiu com outro queijo.

Huauuu... o "avô do Porto" surgiu-me na memória. O professor francês não fazia sandes de pão com queijo, ele comia o queijo, saboreava, "limpava" o gosto com pão e ia saborear o queijo seguinte. Uma coisa era comer pão com queijo, outra coisa era saborear queijo.

Depois da prova a conversa foi longa e ele disse algo ao estilo do "avô de Porto", disse que comer um croissant com queijo é estragar o queijo e estragar o croissant.

Eu não disse nada, mas também não gostaria de comer sardinhas com chantilly.

Para terminar e regressando ao colega do café matinal, ambos nos levantámos e saímos, mas fiquei pensando... ele também será assim para dar beijos aos filhos (tipo protocolo a cumprir) interessado nos anúncios da TV e soletrando a ladainha "gosto muito de ti"? 
...e o que sentirá o filho?
...já agora, como será com a mulher? ...e com o chefe? ...e com o VIP lá do sítio?

É a velha anedota do indivíduo que mergulha na piscina e quando sai fica admirado por estar molhado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário