Translate

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Palavras e emoções


- Estou grávida…!!!!

--> Diz a mulher de um casal sem filhos…!!!

--> Diz a mulher de um casal com 10 filhos…!!!

--> Diz a filha solteira com 15 anos …!!!

As mesmas palavras todavia provocando emoções diferentes.

As palavras dão emoções, mas o contexto e as entoações é que activam o sistema límbico fazendo aparecer as emoções.

Tudo oscila em torno de rituais….

...uma frase é um ritual de sons, acompanhado de contexto expressivo próprio (entoações e gestos) ou dele isento, "a seco", caso de cartas ou email's em que esse acompanhamento é "inventado"por quem recebe, criando um cocktail de mensagem recebida e mensagem própria "colada" que irá, então, criar a concordante activação do sistema límbico.


O Bolo de anos é apenas uma proposta para a vivência de um ritual.

Todos vivemos em torno de rituais, uns claros e assumidos, outros disfarçados e clandestinos, uns dando emoções de prazer e positivas, outros criando emoções de dor e negativas ou ainda negativas e de prazer.

Os rituais baseiam-se em sons, palavras, cânticos e em expressões, gestos, movimentos executados em sequências pré-definidas e detonadoras de  actividade no sistema límbico criando emoções.

Em resumo, os rituais são apenas sucessões de símbolos, verbais e não verbais, que afectam o sistema límbico e libertam energia sob forma de emoções.

Todas as religiões primitivas ou tecnicizadas utilizam rituais feitos de símbolos para construir o caminho de religare (religar, segundo Lactâncio, sec. III-IV DC) com a divindade, a emoção é sempre a ponte que atravessa para o desconhecido, ela está aquém e além do racional, chama-se Fé.

Os rituais são uma espécie de garantia para as emoções vividas, pois elas aparecem de dentro apesar de provocadas de fora, e a absorção no ritual é a prova e a evidência da sinceridade, esquecendo que […teatro bem representado não se distingue da vida].

O ser humano é um paradoxo, pois nunca sabe se o outro está representando ou vivendo, pelo que fica angustiado quando duvida e fica feliz quando acredita. O paradoxo está em que quanto mais o aprofunda mais ele aumenta, quanto menos aprofunda mais se reduz, ou seja, não tem solução… o outro é sempre um desconhecido.

Na prática, realmente a única diferença é ter Fé de que é verdade o que vê ou ter Fé de que é mentira representada, […o ciumento não tem FÉ na verdade da representação, o não-ciumento tem FÉ na verdade da representação]. 
O ciúme oscila em função da credibilidade do espectador e da competência representativa do actor.

Basicamente uma comunicação estabelece conexão por palavras para lógica racional no neocortex, detonando as emoções correspondentes no sistema límbico ou, menos vulgar, estabelece uma conexão emocional no sistema límbico por símbolos gestuais e sonoros e com reduzidas palavras para lógica racional no neocortex, como por exemplo (1 minuto):


Sem comentários:

Enviar um comentário