As crianças caminham, as crianças estudam:
klee |
Aprendem sozinhas as duas acções, mas…
…elas podem ser melhoradas ???
Para os Jogos Olímpicos, ensina-se a correr 100 metros …
…e para a Universidade, ensina-se a estudar ???
Os pais ensinam a andar pondo-os de pé e ensinam a estudar pondo-os a ler livros… e depois eles que se "desenrasquem".
Quando não conseguem andar não se zangam com eles, mas quando não conseguem estudar zangam-se. Qual a diferença ??
É simples, quando não andam é porque não conseguem, quando não estudam é porque não querem.
No 1º caso levam beijinhos, no 2º caso levam estaladas, porque andar é difícil e não sabem ensinar, mas estudar é fácil e todos dizem como é, afirmando - "…eu também estudei !!!".
O que é andar ?
Definição: Andar é pôr sucessivamente um pé à frente do outro.
Se se quiser ser um pouco mais específico poder-se-á dizer que
- "Andar é jogar aos desequilíbrios".
Começa-se por gatinhar (quadrúpedia) porque é mais fácil pois, não só o centro de gravidade está mais baixo, como a base de sustentação é maior:
Para acontecer desequilíbrio é preciso o centro de gravidade (a vermelho) sair de dentro da base de sustentação (a amarelo) definida pelas mãos e pelos pés, o que é raro acontecer.
Depois é fácil, é só ir deslocando o centro de gravidade mantendo-o dentro da base de sustentação, ou seja, estando sempre em equilíbrio.
É um jogo que engloba vários factores desde percepção espacial e corporal, sincronismos neuro-musculares e fortalecimento de músculos, até coordenação e potenciação do sistema nervoso, em particular no importante mielinizar das fibras nervosas possibilitando "equilíbrio, coordenação e agilidade".
O processo é complexo, a acção é simples. Depois "é só gatinhar durante o tempo necessário" até adquirir novas capacitações e o interessante é que a criança sabe quando acabou esse período e já está em condições de subir o centro de gravidade e reduzir a base de sustentação, isto é, PÔR-SE DE PÉ:
Agora, já pode dar um passo em frente pondo o centro de gravidade fora da base de sustentação, desequilibrando-se e retomando o equilíbrio ao deslocar o pé mais para a frente, ou seja,
É novamente uma acção simples que implica um processo ainda mais complexo e que arrasta consigo todo um novo conjunto de activações e alterações corporais, percepções e equilíbrios internos.
Neste simples jogo de equilíbrio <==> desequilíbrio <==> equilíbrio está uma aprendizagem que o transforma num ser diferente, mais desenvolvido e potenciado. Felizmente ninguém o tenta ensinar, é um problema que ele resolve por si próprio.
Porém mais tarde, quando além de correr para o autocarro, quer correr 100 metros vai ter que particularizar desenvolvimentos, desde posições e actos corporais até alterações orgânicas, resistência, endurance, rapidez de reacções, etc. Há uma bagagem de conhecimentos a aprender e a absorver pois para além do genético tem uma herança social à disposição.
O que é estudar ?
Definição: Estudar é substituir "não-sei" por "sei".
Se se quiser ser um pouco mais específico poder-se-á dizer que
Definição: Estudar é substituir "não-sei" por "sei".
Se se quiser ser um pouco mais específico poder-se-á dizer que
- "Estudar é criar significados para estimulações dos sentidos".
Começa por se procurar estimulações e uma das primeiras a ser feita é pôr "coisas" na boca, provando-as e concluindo -"Como ou não como?" e deste modo os significados vão aparecendo: cospe, engole ou continua provando.
Mais tarde outras estimulações aparecem, outros significados são construídos e o estudo nasce. Ninguém o ensina, aprende por si próprio. A acção é simples, o processo é complexo.
A significação é um problema que integra cognitivo e emoções, directamente relacionado com circuitos neurais.
Neste simples jogo de experimentação-significação está uma aprendizagem que o transforma num ser diferente, mais desenvolvido e potenciado. Felizmente ninguém o tenta ensinar a estabelecer novos circuitos neurais, é um problema que ele resolve por si próprio.
Esta relação estímulo-significação é um factor crítico (key-point) no estudar e por falta de "destreza" (skill) não se distinguem um doutro, não se diferenciam os tipos e principalmente não se gere o espaço de tempo entre eles, pois não são simultâneos. Este último aspecto é importante na operacionalidade do estudo e existem várias actividades para o treinar.
Por exemplo, basicamente consideram-se dois tipos de estímulos, interiores cujo trabalho de significação se encaminha para a meditação e exteriores que se encaminha para a concentração. Ambos devem ser usados de forma complementar, por exemplo, treino de olhos vendados nas artes marciais, mas no aspecto prático de estudar é a concentração o mais operacional num 1º nível.
Ver em computadores 2 filmes ao mesmo tempo |
À semelhança da importância da mielinização das fibras nervosas para o andar, também aqui é importante"abrir" a colagem estimulo-significação do pensar infantil.
Depois de já ter algum desenvolvimento, uma boa actividade de treino que solicita e estimula muito a gestão do tempo entre o estimulo e a significação é ver dois filmes ao mesmo tempo, procurando não só detalhes como também a estrutura da história e fundamentalmente os seus pontos e charneiras criticas semelhantes em qualquer estudo, criando:
Depois de já ter algum desenvolvimento, uma boa actividade de treino que solicita e estimula muito a gestão do tempo entre o estimulo e a significação é ver dois filmes ao mesmo tempo, procurando não só detalhes como também a estrutura da história e fundamentalmente os seus pontos e charneiras criticas semelhantes em qualquer estudo, criando:
"agudeza e rapidez na recolha de detalhes,
construção de significados e estruturas,
integração e ruptura em redes,
entrar pelo impossível para achar o possível".
Na verdade, assistindo aos dois filmes simultaneamente, perante uma imagem, palavra (ouvida/escrita) e/ou som (musica/ruídos) não se lhe poderá colar automaticamente um significado, pois ele dependerá da estrutura prévia (o filme) em que se vai "encaixar"… "uma porta que se abre sozinha" num deles poderá significar a "chegada do filho esperado" e no outro "a chegada os assassino inesperado".
Como exemplo deste principio de descolar estimulo-significado e do seu uso em inteligência colectiva, há a técnica de numa votação quando todos estão de acordo ter que exisitir um que tem a função e a obrigação de defender exactamente o contrário, procurando e investigando argumentos, evidências e opiniões que demonstrem pontos fracos da opinião votada e fortes do seu contrário e que nunca poderá desistir dessa posição.
Como exemplo deste principio de descolar estimulo-significado e do seu uso em inteligência colectiva, há a técnica de numa votação quando todos estão de acordo ter que exisitir um que tem a função e a obrigação de defender exactamente o contrário, procurando e investigando argumentos, evidências e opiniões que demonstrem pontos fracos da opinião votada e fortes do seu contrário e que nunca poderá desistir dessa posição.
Por experiência pessoal é uma actividade divertida, pois ver um só filme é monótono, apesar de haver alguns que exigem o prazer de um visão única e em écran normal.
Há muitas variantes nesta actividade:
1 - Ver em dupla velocidade ou superior e neste caso as legendas, vocalização e detalhes desaparecem e fica só a estrutura;
2 - Ver com ou sem legendas, em português, inglês, etc, ambos na mesma língua ou em línguas diferentes. Neste último caso obriga a pensar simultaneamente em duas linguagens.
3 - Ver sem legendas e só com audio. Mesmo se ambos em português torna-se difícil pois olhando para uma imagem ouve-se mensagens da outra o que não acontece com as legendas.
Se um for em português e o outro em inglês facilitará a apreensão das mensagens,
Neste caso, quando o padrão estiver estabelecido convem trocar outra vez as linguagens de cada filme, obrigando a destruir um padrão e estabelecer outro.
Treinar o estudar é como treinar correr os 100 metros, não basta correr com a herança genética é preciso desenvolver as potencialidades que essa herança possui.
Por detrás do simples andar está um processo complexo que implica e utiliza a integração corpo-mente. Do mesmo modo, estudar também é complexo e também exige potenciar o conjunto neuro-orgânico.
Qualquer saber é uma gota de água
no oceano da ignorância.
Isaac Newton
Não podemos andar só a passear, temos também que aprender a correr os 100 metros mentais.
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