Cair na água ou saltar para a água?
Tudo pode ser igual mas o estado de espírito é diferente, ou seja, é:
- "Com ou sem decisão pessoal?"
A diferença faz a distinção entre Pedagogia Experiencial e Imposição Experiencial.
A Imposição Experiencial é simples e rápida:
- "Empurra-se e logo se vê !!!"
É um método muito usado por alguns Educadores, pois podem ensinar dezenas de crianças ou adultos em pouco tempo…é só empurrar. Os que ficam "mutilados" psicologicamente mandam-se embora, eles não são importantes, a quantidade de resultados obtidos é que é importante.
Este método também é utilizado noutras situações (aulas teóricas) e aqui o empurrar é psicológico, é feito de gritos, castigos, ameaças, etc. Se os que sobrevivem são em quantidade aceitável, então a Imposição Experiencial é BOA.
Características (ver video no fim):
- É rápido e fácil;
- Quem ensina tem pouco trabalho;
- Quem ensina não precisa de formação;
- Quem aprende não precisa de tomar decisões, nem sequer para obedecer: faz e pronto!
- A pessoa importante é quem ensina;
- Base pedagógica: "Aprender é estar fazendo"
A Pedagogia Experiencial é mais complexa e lenta:
Aqui o aspecto central é a autonomia decisória de quem aprende. Ensinar é criar condições para que isto aconteça, é cansar-se a procurar o apoio correcto para facilitar a sensação de segurança e ter a posição de vida do tipo "Eu sou capaz". A empatia é fundamental…ninguém pode ser desperdiçado.
O método também é utilizado em aulas teóricas. Aprender é tomar a decisão de "isto é significativo", portanto não pode ser obrigado, nem empurrado, exige tempo e maturação pessoal. Se ninguém fica pelo caminho então a Pedagogia Experiencial é BOA.
A Pedagogia Experiencial preocupa-se com aquilo que quem aprende "decide pôr cá fora", a Imposição Experiencial preocupa-se com aquilo que quem ensina "decide pôr lá dentro".
Características (ver video no fim):
- É lento e complexo;
- Quem ensina tem muito trabalho;
- Quem ensina precisa de formação;
- Quem aprende precisa de tomar decisões, até para querer obedecer.
- A pessoa importante é quem aprende;
- Base pedagógica: "Aprender é pensar o que está fazendo"
Para terminar, um pequeno video de ensinar a descer escadas, usando as duas pedagogias:
Pedagogia
(clickar)
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