Translate

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Labthink, aprender a estudar para jovens

Ref: 
Blog Pinçamentos "Labthink, locais de pensar para sair das crises, 11 Fev 2015 (Clickar aqui)


Aprender a estudar não é aprender a decorar é aprender a construir significados, na gíria diz-se perceber. Saber responder é decidir o que faz dizendo ou agindo, não é reagir com automatismos instalados de ideias ou actos, na gíria diz-se treinado

Assim, estudar é o universo dos significados e das decisões, duas forças inerentes à vida desde os animais às pessoas:

Um cão estudando:
- O que isto significa??
- O que vou fazer??
Dificultar o desenvolvimento destas duas capacidades em crianças, jovens e adultos é definhar a sua alegria de viver.
Mas quando, pelo contrário, eles sentem que isso foi potenciado então o rir transborda e a energia de fazer é intensa. O ensino é bom quando esta mudança acontece e acontece sempre que se aprende, é o momento de "AhAhAh!!!!" da pedagogia.

Um LabThink de aprender a estudar não é centrado na matéria a saber (o "O QUÊ" do estudo) mas sim na forma de construir significados e tomar as suas "próprias" decisões (o "COMO" do estudo). Em analogia [...é um carrocel de significados e decisões que anda cada vez mais depressa...], depois de instalado contamina tudo e o viver transforma-se.

Quando é feito em grupo onde a rede é potenciada, surge o contexto de Scenius e não de "genius fechados no baú". Mesmo quando alguns padrões de luta e competição já estão instalados eles são, normal e saudavelmente, diluídos e transformados, não em estilo caridadezinha de quem pode a quem não pode, mas em estilo cumplicidade [... o que fazes... estou nessa também...], situação muita óbvia para quem assiste.

Na prática

Encontro inter jovens
Scenius:

* Organização: Grupo local de famílias
* Tema: Aprender a estudar
* 1 dia, Setembro 2014, 
* 15 participantes, dos 8 aos 14 anos




Sem comentários:

Enviar um comentário