Segundo o teste e em função da sua personalidade:
- ser mais (??) hemisfério esquerdo ou
- ser mais (??) hemisfério direito
verá instantaneamente um tigre ou um macaco e, na prática, seremos apenas aquilo que os neurónios são, ou seja, filosoficamente... adeus livre arbítrio.
Isto irrita-me!!!
Irrita-me por "eu não SER EU" e ser apenas um "transportador" de neurónios virados-prá esquerda ou virados prá-direita e abúlico no que acontece.
Mas por outro lado, adoro estes testes "científicos" pelas suas conclusões cheias de "sabedoria" que leio com muito cuidado e consideração pois não são tretas de charlatão.
- Se hemisfério é "adito" prá-esquerda
(com notas pessoais a itálico)
O hemisfério esquerdo é mais activo que o direito, então você é um analítico, organizado e muito focado em objetivos. Se tem um problema é lógico, calculista, objetivo e também pensa demais nas decisões, testando se estão corretas [...o que só vai saber no futuro] e assim é firme [...portanto, no presente é um ideias-fixas] pelo que um pouco de humildade ajudará [...teimoso mas com humildade].
Os seus recursos de personalidade são:
Organizado: vive de maneira planeada, com uma lista de itens a cumprir [...nada de fugas às regras].
Eficaz: tem objetivos fixos e sabe como alcançá-los [...se forem errados, é estúpido e cumpridor].
Lúcido: emoções e sentimentos não o impedem de fazer os objetivos [...precisa trabalhar, cumprir, nada de desvios].
Lógico: tem boas habilidades em matemática, ciências e organização de idéias [...distrações são manhas do diabo]
Realista: o seu mundo é muito real, sem espaço para contos de fadas e ficção, sempre com objetivos reais e realizáveis [...o chamado pés-na-terra e olhos-na-nuca]
Tudo isto só porque vê o Tigre
[...depois de ler o diagnóstico, se viu o Tigre deve entrar já em terapia ou operar-se para retirar neurónios à esquerda]
[...depois de ler o diagnóstico, se viu o Tigre deve entrar já em terapia ou operar-se para retirar neurónios à esquerda]
- Se hemisfério é "adito" prá-direita
(com notas pessoais a itálico)
O hemisfério direito é mais activo que o esquerdo, então você é um criativo com idéias inovadoras e em situação difícil confia na intuição em vez de se apoiar no pensamento crítico [...ou seja, é um convencido a inventar porcarias).
Cada passo que dá é uma lição que adquire [...se sem crítica, se um passo torto é aprender torto], assim quando perde significa ter uma lição para o sucesso [...portanto um vitorioso perdedor]. Para você , o viajar é mais importante que o objetivo [...portanto o viajar é que é o objectivo].
Como sonhador, muitas vezes perde-se no seu próprio paraíso [...pelo menos, antes lá que no inferno] mas precisa manter os pés na terra, perceber a realidade e prestar mais atenção ao mundo [...portanto sonhador mas nada de sonhos].
Como sonhador, muitas vezes perde-se no seu próprio paraíso [...pelo menos, antes lá que no inferno] mas precisa manter os pés na terra, perceber a realidade e prestar mais atenção ao mundo [...portanto sonhador mas nada de sonhos].
Os seus recursos de personalidade são:
Impulsivo: faz as coisas de maneira espontânea [...ou, em calão, "ao calha"]. Você tem a capacidade de ver tudo de uma maneira diferente em comparação com outras pessoas [...na formatura é sempre o único com o passo certo].
Sensível: você preocupa-se muito com tudo [...ou, em calão, é um "Chico pião"] e passa muito tempo pensando e agindo com base em seus sentimentos [...em resumo, o chamado "Pinga amor"].
Criativo e artístico: você é especialista em música, arte e outras disciplinas criativas [...desista já de ser funcionário público ou privado].
Intuitivo: você não lista tarefas e não respeita as regras [...tem o estilo "o que for será"] e resolve problemas de maneira intuitiva [...prá frente é que é o "caminho"].
Sonhador: em vez de ter objetivos, você sonha e dá o melhor de si para alcançá-los, e geralmente é um sucesso [...ou seja, é auto suficiente nas suas "ganzas" genéticas ].
Tudo isto só porque vê o Macaco
[...depois de ler o diagnóstico, se viu o Macaco deve entrar já em terapia ou operar-se para retirar neurónios à direita]
Depois de ler este texto "científico" quis esquecer o resultado do teste mas não consegui, senti-me a andar de "Poncio para Pilatos".
Mas não desisti e resolvi chatear os meus neurónios.
Construí um filme de 15 segundos que, em cada segundo, troca a cor do fundo e da forma.
Depois de 15 segundos de observação atenta, o resultado é fazer o teste e ver macaco e tigre ao mesmo tempo (os dois hemisférios ficaram amigos).
UUUhhhaaauuu....
....sem terapias, em 15 segundos, de acordo com o teste juntei tudo e fiquei com este retrato psy:
Construí um filme de 15 segundos que, em cada segundo, troca a cor do fundo e da forma.
Depois de 15 segundos de observação atenta, o resultado é fazer o teste e ver macaco e tigre ao mesmo tempo (os dois hemisférios ficaram amigos).
UUUhhhaaauuu....
....sem terapias, em 15 segundos, de acordo com o teste juntei tudo e fiquei com este retrato psy:
Organizado,
Eficaz,
Lúcido,
Lógico,
Realista,
Impulsivo,
Sensível,
Criativo e artístico,
Intuitivo,
Sonhador.
(clickar)
OBS 1- Penso que as conclusões do teste são dúbias pois para canhotos estão certas mas para destros são ao contrário. O macaco é dominância (treino) da forma sobre fundo (esquerdo nos destros) e o tigre/cara é dominância (treino) do fundo sobre forma (direito nos destros).
OBS 2 - Macaco é resultado de "forma-fundo" ("left mode thinking"), ou seja, será um estilo localizado(?) diferentemente se destro, canhoto, ambidestro.
Depende também como vê, se focar ligeiramente à frente (ou atrás) da imagem (usando a profundidade de campo) pressionará o estilo fundo-forma (chamado direito nos destros).
Com este truque, nos testes de selecção com muitas imagens iguais e uma diferente, em 1 a 2s o "córtex" encontra facilmente a diferente porque pressiona a visão da totalidade onde o diferente sobressai.
Para ver uma pintura pode usar-se este truque oscilando entre o foco fora da imagem "olhando" todo o quadro (fundo-forma) e o foco na imagem "olhando" pormenores (forma-fundo)... e os museus tornar-se-ão mais divertidos.
Tudo isto funciona independente de ser destro, canhoto, ambidestro, falso canhoto por "pressão" educativa, ou destro forçado por perda da mão direita.
Um recuerdo de vida passada, Vida é teste ou treino???
Quando consultor no Ministério da Reforma Administrativa, uma Direcção Geral resolveu expandir a área informática e abriu um concurso interno para voluntários. A par de mínimos escolares e administrativos seriam feitos testes psicológicos para selecção.
Uma colaboradora minha, num intervalo de uma reunião de trabalho, conversando disse que estaria interessada mas sentia que rotinada por anos de burocracia iria chumbar nos testes. Tentei animá-la e acabei por dizer no correr-da-conversa que os testes "testam o que ela tem e não o que ela é". Ficou interessada e acabei por explicar melhor o que queria dizer.
Como os testes eram daí a 15 dias, ofereci-me para a "treinar a pensar" e até a ler (havia um teste de rapidez de leitura*). Ficaríamos todos os dias mais 1,5 hora no Ministério para esse treino.
Disse que ia pensar, falar com o marido para acertos de horários familiares (filhos, etc). Aceitou e treinámos esses 15 dias.
(*-) Quando no MEN (1972), numa reunião em França tinha feito um teste desses e era leitor superior-médio em francês e médio-superior em português, i.é, era mais rápido em francês que em português. Na verdade na época, não havia livros técnicos destas áreas em português, o recurso era ler em francês ou espanhol (PAIDOS).
Passados alguns dias, vinha contentíssima, tinha passado e tinha ficado entre as primeiras. Houve um bolo, encontro de colegas e ela contava a história aos amigos dizendo que eu a tinha ensinado a fazer os testes.
Dias depois sou chamado ao Director Geral que, zangado, me disse que a ia excluir porque eu lhe tinha ensinado os testes e a selecção dela ficava sem efeito. Agora o zangado era eu.
Dizer que não conhecia os testes e ela ter decorado as soluções era inviável, mas seria "dar com a cabeça num muro".
Perguntei se um analfabeto passaria no teste de leitura. Com ar espantado disse que não. Perguntei se eu o ensinasse a ler, se isso seria defraudar o teste. Levou mais tempo mas acabou por dizar que não.
Continuava a não perceber onde eu queria chegar.
Acrescentei que se ele a eliminasse eu me queixaria por ele estar a lançar boatos de eu defraudar testes. E ainda pediria uma clarificação sobre se fazer formação a funcionários era defraudar os futuros testes de selecção.
O silêncio instalou-se e em estilo de conversa-de-amigos acrescentei que tinha curiosidade em saber como ele iria explicar.
Ela não foi excluída, nem nunca tal hipótese foi falada, penso que foi um segredo ficou só entre nós.
Também acho graça a estes testes, nos quais não acredito aliás. Mas normalmente costumo acabar por ver as duas imagens. Neste caso, e apesar do que penso ter sido uma "tentativa de ajuda tua, para se verem os dois, devo confessar que só vejo um macaco e nem consigo imaginar como se pode ver um tigre. Com o tempo, uns neurónios meus devem ter ficado inoperativos
ResponderEliminarExperimenta olhar para a ponta do nariz e, ao fundo, a zona esquerda do blog quase sem imagem "preta" . Diz se viste o tigre.
EliminarPara ver a cara, olha a zona direita do blog quase sem imagem "preta" .
Ok. Já vi. Obrigado.
ResponderEliminar